Sábado, 21 de Dezembro de 2013, 17:00
Pingo Doce da Rua 1 de Dezembro perto da Praça do Rossio e agora também em Setúbal – ver posts mais abaixo
(ou onde houver Pingos Doces e desempregados)!
A 4 de Dezembro, Nelson Arraiolos, desempregado de longa duração sem rendimentos, dirigiu-se ao supermercado Pingo Doce para levar um pacote de arroz sem pagar, numa acção simbólica contra a austeridade que atira cada vez mais desempregados para uma criminalidade envergonhada, forçados a roubar só para garantir que os filhos não dormem de barriga vazia.
O Pingo Doce disse compreender a acção e ofereceu-lhe um cabaz de Natal, manifestando-se solidário com a sua causa.
No dia 21 de Dezembro, vamos todos nós, desempregados, aos supermercados Pingo Doce exigir também o nosso cabaz de Natal grátis!
Oferecem a um, oferecem a todos!
- Porque a Jerónimo Martins do Pingo Doce e 19 das 20 maiores empresas portuguesas fogem aos impostos via Holanda, empobrecendo todos os portugueses que têm de pagar por elas.
- Porque lucrou 360 milhões em 2012 a explorar e pagar mal aos seus trabalhadores e a esmagar os pequenos e médios produtores, obrigando-os a vender abaixo do custo de produção para depois revender os produtos por vezes 100% mais caros.
- Porque até quando finge a caridade, o Pingo Doce e os outros distribuidores, continuam a lucrar nas campanhas de recolha de alimentos com as compras dos clientes.
- Porque a fortuna do segundo homem mais rico do país e dono do Pingo Doce, Soares dos Santos, matava a fome a 1.500.000 desempregados.
- Porque no meio de uma miséria inimaginável em 2013, o número de multimilionários aumentou de 785 para 870 às custas do empobrecimento de 2,6 milhões de pessoas.
Neste sistema, se não damos lucro, não temos direito a viver. O que fomos no passado não interessa. Hoje somos todos desempregados. Há que lutar, unidos, porque somos 1.500.000 desempregados e juntos venceremos com facilidade 870 multimilionários e os políticos que os servem.
Notas:
- O evento inicial no Facebook para esta acção foi censurado repetidas vezes através de denúncias abusivas. O perfil que o hospedava foi abaixo 7 vezes e o evento 2. Deste modo optámos antes pela solidariedade descentralizada e agora todos podem escolher o preferido: Okupar Portugal, Democracia Verdadeira Já, Anonymous Legion Portugal, Boicote à Troika, A Luta, 15 de Outubro, Sudohackers, Maria Crise e Primavera Global PT.
- A convocatória principal para esta acção é no Pingo Doce da Rua 1 de Dezembro perto do Rossio, mas estamos abertos a outras localizações. Os interessados podem contactar-nos para serem acrescentados os locais a este evento.



Reblogged this on Abril de Novo.
Acho muito bem!
Belmiro de Azevedo